quarta-feira, 1 de abril de 2009

dar o que compete



Queria partilhar com voces uma conversa que tive hoje com uma colega de curso, já com uma idade e experiencia de vida bastante superior que a minha...

estava-mos a falar da questão da minha personalidade, do mundo que nos rodeia de eu me entregar demasiado as pessoas, de confiar demasiado nelas, de pensar primeiro nelas do que em mim, e ela faz uma analogia muito interessante:

ela: aqui na faculdade tens uma maquina de tirar cafe em baixo que custa 35 centimos e outra em cima que custa 40 centimos, estas comigo e eu nao tenho dinheiro, tu tens so 40 centimos e esta-te a apetecer muito muito um cafe... tu como gostas mais do cafe da maquina de cima pegas nos quarenta centimos e vais buscar o teu maravilhoso e apetitoso cafe... mas chego eu... e peço te quarenta centimos para buscar um cafe que me apetece muito, e que nao tenho... e tu com os teus unicos quarenta centimos... que fazes?

eu (sem pensar muito na questao obviamente): dou sem qualquer duvida os quarenta centimos a ti, neste caso para ires tirar cafe, e abdicava do meu.

ela: erado... nao é isso que deves fazer... o que como és boa pessoa podes fazer, é abdicar do cafe que mais gostas compras no de baixo e dispensas os 5 centimos a pessoa que te sobram, e ela que va pedir o retso a outra pessoa.

eu: hum... nao era capaz...

ela: mas tens que ser... nao podes dar tudo... por isso é que a tua auto-estima esta como ta... se das tudo ficas sem nada... e depois a auto-estima vai para o ar... das os cinco centimos que te sobraram e ja tas a ser muito amiga e simpactica, porque a maioria tava se a cagar...
mara nao és deus! certo? nem deus deu tudo... é que nem como tas a ser tás a ajudar. ensina  apescar e nao des o peixe...
aprende a dizer NAO... nao és jesus cristo, nem mais que isso... és uma pessoa como outra comum... e que nao te podes prejudicar a ti pelos outros... podes apenas ajudar...

e pronto mais um ideia e um abre olhos para as minhas listas de certos e errados...
so cinco centimos... e nada mais ;)

2 comentários:

GNG disse...

mas que raio... a mim sempre me disseste NÃO!!! Esta faceta do sim eu não conhecia...

Mr. Z disse...

She's got a point there
Beijinho **