quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ajudem-me...


Só é preciso alguns segundos para magoar alguém e com isso abrir feridas profundas, mas são necessários muitos anos para curá-las. Quantos anos? Depende da profundidade da ferida? Como medidos, um ano por cada milímetro de profundidade da ferida? Isso seria assim se a ferida fosse visível, mas não é dessas feridas que se está a falar.
Aquelas feridas que estão por dentro, sabemos qual a sua dimensão? Diâmetro, profundidade, largura, seja o que for? Os outros não sabem, porque medem o tamanho das nossas feridas pela sua própria experiencia, tipo, eu já passei por algo parecido e superei mal ou bem, essa ferida passa rápido porque a minha é muito pior. E nós? Sabemos o tamanho das nossas feridas?
O tamanho das nossas feridas é um reflexo da nossa maneira de estar e ver o mundo, porque o que nos acontece parece mais traumático quando estamos numa fase da vida mais sensível, depende do que ficámos a perder ou a ganhar, o que tivemos que abdicar, se nos humilhou ou simplesmente nos entristeceu.
Mas se percebermos que temos uma ferida, que já é um grande passo, e tem alguma profundidade, mesmo não sabendo ao certo quanto, como podemos curá-la?
Se essa ferida foi feita por alguém, quanto tempo ou o que é preciso para curá-la? Um pedido de desculpas, vários pedidos de desculpas, imensos pedidos de desculpa? Que o outro sofra o que nós sofremos? Que simplesmente o tempo passe e isso pareça menos importante e a ferida acabe por fechar?
Será que basta deixar passar o tempo? Até pode ser, pelo menos a dor diminui, mas será que sempre que carregarem nesse sítio onde antes esteve uma ferida tão aberta a dor não voltará? E sempre que esse alguém se aproximar de nós não teremos receio de nos magoarmos de novo?
Como é que se consegue perdoar ou quando podemos esperar ser perdoados? Errar é humano, mas ficar magoado também, e nada se cura sem esforço. Será que o primeiro passo para perdoarmos alguém é percebermos que esse alguém teve noção de que fez mal ou do quanto fez sofrer? Será sempre preciso tempo, mas não é mais importante o que se passa nesse tempo que ditará ou não o perdão?
"Importante é o que fazemos do que fizeram de nós." Mas será que um dia conseguimos fechar as feridas, seguir em frente, sem rancor, sem dor, sem por alguns momentos nos vir à memória o que passamos e parece que a ferida volta a abrir-se? Será que um dia nos lembraremos desses momentos sem dor, e conseguiremos perdoar os envolvidos? Mesmo já tendo feito grande coisa de nós com o que fizeram conosco?

Nenhum comentário: